Rússia pretende criar sistema operacional

O governo russo tem US$ 4,9 milhões para desenvolver uma plataforma própria e deixar de usar o Windows.

Depois de circular como mais uma especulação de boicote ao Windows, o deputado Ilia Ponomarev confirmou à AFP que a Rússia tem interesse em desenvolver um sistema operacional próprio. O motivo do projeto não é atingir a Microsoft ou algo do gênero, e sim cortar custos. Além disso, o governo russo pretende aprimorar sua segurança computacional e aumentar sua independência tecnológica dos EUA.

A base para a plataforma russa será o bom e velho Linux. Estão sendo empregados aproximadamente 4,9 milhões de dólares neste projeto, o qual deve substituir o Windows em todos os departamentos governamentais depois de finalizado.

Em junho deste ano os governantes do Reino Unido também declararam interesse em construir ferramentas livres para substituir o sistema operacional da Microsoft. Assim como os russos, a intenção dos britânicos é economizar verba em licenças de softwares.

Estaria se formando um complô contra a empresa de Bill Gates? Essa possibilidade é muito remota, o mais provável é que os países estejam tentando se reerguer depois de uma das piores crises econômicas da história.

Fonte: Baixaki
_______________________________________________
Como às vezes eu escrevo, aí vai minha opinião: _______________________________________________
Eu acho que esse artigo responde a outro artigo que o Baixaki publicou nessa semana sobre "a decadência do linux", uma vez que um país de dimensões continentais como a Rússia resolve investir no Linux é porque algo que vem da "janela" não cheira bem... se é que me entendem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Código de Segurança da CNH para quem perdeu a CNH Física e quer obter a versão digital

Provedor ADSL gratuito!

Dica quente para quem joga Gladiatus